Skip to main content

5 coisas que precisas de saber quando tens o primeiro emprego em TI

“Já experimentaste desligar e voltar a ligar?” Todos conhecemos esta frase de séries de televisão que gozam com as equipas de TI de uma empresa. Mas as coisas mudaram e, hoje, as TI são o coração de uma organização. É nelas que reside o segredo do sucesso para a maior parte das oportunidades de negócio.

Tecnologia cloud, inteligência artificial, automatização… Nos próximos anos, as TI vão tornar-se cada vez mais importantes para as empresas num vasto conjunto de setores de atividade. Por isso, se procuras o teu primeiro emprego em TI, estás no início de uma carreira incrível repleta de desafios e oportunidades. Para começares da melhor maneira, eis algumas coisas que deves ter sempre presente:

1. Não te foques na tecnologia, fala sobre as oportunidades de negócio que crias

Virtualização, open source, machine learning, DevOPS… Quando as pessoas te perguntam pelo teu trabalho, estas palavras parecem chinês e elas ficam sem perceber afinal o que fazes. Em vez de te focares nestas designações ou nas soluções que tens ao dispor, explica as oportunidades de negócio que crias. Como aumentaste a eficiência das equipas, como ajudaste a melhorar a experiência do cliente, como apoiaste a empresa a desenvolver novos modelos de negócio…

Pensa em grande! Mesmo quando estás a dar os primeiros passos, podes desempenhar um papel importante na história de sucesso da tua entidade empregadora. Afinal, tens uma visão refrescante do modo como a tua empresa está a trabalhar. Aproveita para compreender o negócio e os objetivos da organização. Isso poderá ajudar-te a identificar estrangulamentos e a propor soluções melhores e mais rentáveis para cada desafio.

Ao nível das chefias, não há grande interesse pelos termos tecnológicos, mas há muito interesse em pagar a alguém que ajude a melhorar o negócio. Faz com que isso aconteça e, em breve, estarás a subir degraus na tua carreira.

2. Precisas de compreender muitas ‘linguagens’

Como especialista em TI, falas com quase todos os departamentos da organização. Como tal, evita a típica conversa de programador e tenta compreender a linguagem das pessoas do departamento financeiro, dos recursos humanos, das vendas, etc. Se souberes que obstáculos elas encontram no seu trabalho, podes pensar em soluções tecnológicas para esses problemas. Por isso, faz as perguntas certas e tem sempre paciência. Enquanto as novas tecnologias são um pequeno passo para um especialista em TI como tu, lembra-te que pode ser um salto de gigante para um colega de outras áreas.

Isto pode parecer uma tarefa enorme, mas irás construir essas competências e conhecimento ao longo dos anos. Capta tudo com os olhos e ouvidos, aprende com os teus pares e tenta perceber como evoluíram as TI e o uso de tecnologia na empresa, no seu todo.

3. TI é um desporto de equipa

Quando falamos de TI não falamos só de ti. O “T” das TI é sinónimo de “Trabalho em Equipa”. Por norma, fazes parte de uma equipa mais vasta. Quanto maior a organização, mais perfis de TI existem no ecossistema. Mas mesmo em empresas mais pequenas terás sempre de trabalhar com outras pessoas. Tal como há jogadores de futebol cuja função é fazer assistências e permitir que os avançados marquem golos, enquanto especialista TI és responsável por te certificares de que outras pessoas podem ter sucesso. Por outras palavras, precisas de um certo nível de competências de colaboração.

Quando as pessoas perceberem que podem falar contigo e debater os seus desafios, obterás muito mais satisfação com o teu trabalho. Como acontece em qualquer emprego, as TI têm momentos frustrantes. Mas lembra-te: numa equipa, um jogador nunca está só.

4. Aprende a desligar

Ser responsável pelo sucesso de uma empresa é maravilhoso, mas tem um preço. É fácil perderes-te nas tuas tarefas e trabalhares demasiado. Certifica-te de que deixas o stress na secretária e te desconectas quando chegas a casa. Ou, caso trabalhes a partir de casa, cria um espaço de trabalho separado e tenta encontrar um ritual para o início e o fim do teu dia. Por exemplo, sair para passear e limpar a cabeça.

Até o melhor jogador de uma equipa precisa de tempo para si, pelo que deves explicar que não lês emails ou mensagens depois de fechares o teu computador. A menos que tenhas aceitado ficar de plantão, claro. O resto pode esperar até amanhã.

5. Nunca deixes de aprender

Jovens como tu sabem que o curso não é um destino, mas o início de uma jornada de aprendizagem para o resto da vida. Tal como muitos dos teus pares precisam de melhorar as suas competências para trabalhar com tecnologia, tu precisas de te focar em manter-te atualizado sobre as mais recentes soluções e desenvolvimentos. Nada muda mais depressa do que as TI e fazer formações ou ler blogues pode fazer a diferença para a empresa para a qual trabalhas. Além disso, não podes ser especialista em tudo, pelo que vais aprender bastante com os teus colegas de trabalho.

A postos para o teu primeiro emprego em TI? Consulta as nossas entusiasmantes ofertas de emprego e começa da melhor maneira!

Leave a Reply